fbpx

Como se automotivar para aprender italiano

Como se automotivar para aprender italiano

Aprender uma nova língua é sempre um desafio. Muitas pessoas encontram dificuldades no meio do caminho, algumas conseguem mergulhar no idioma e fazer uma caminhada enriquecedora. Mas outras acabam não conseguindo lidar com essas dificuldades e acabam parando no meio do caminho. Para que isso não aconteça com você, existe algo que sempre deve estar em sua mente: a MOTIVAÇÃO. É a motivação que te dará combustível para seguir na caminhada rumo à fluência. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para você não se entregar no meio do caminho, e tomar atitudes simples para se automotivar e aprender italiano.

 

Por que você quer aprender italiano?

Busque entender o porquê você quer aprender italiano. É para fazer um intercâmbio? Se aproximar da cultura do país? Expandir seus conhecimentos? Conseguir melhores oportunidades de trabalho?

Quando definimos nossas metas, encontramos um PORQUÊ para buscarmos nossos objetivos. Com motivação e perseverança, aprender a língua de Dante Alighieri pode ser muito mais fácil e divertido!

 

Não estude por obrigação

Fazer algo simplesmente por obrigação nem sempre é a melhor alternativa para se manter motivado. Estude italiano porque você quer. Isso deve ser um desejo, uma vontade interna que te faça buscar conhecimento na língua italiana.

 

Faça um cronograma de estudos

Essa é uma dica muito valiosa: frequência e regularidade. É fundamental ter contato regular com a língua. Faça um cronograma e dedique pelo menos 30 minutos diários para estudar italiano.

Mesmo se seu dia for corrido é possível adicionar o italiano à sua rotina e estudar em curtos períodos de tempo. Seja no transporte público, na hora do almoço, ou de manhã antes de sair de casa, ou à noite quando chegar do trabalho.

Estudando diariamente e em curtos períodos de tempo, você consegue absorver conteúdo de maneira mais eficiente do que se forçar a estudar por horas em poucos dias da semana.

 

Busque alternativas mais prazerosas para estudar

Está cansado do cursinho ou das longas apostilas? Isso pode acabar te desmotivando a estudar italiano. Procure variar a metodologia, mesmo não estudando pelos métodos mais tradicionais você garante o seu conhecimento.

Use a tecnologia ao seu favor: coloque o idioma do seu celular em italiano, siga meu perfil de italiano nas redes sociais, ouça músicas, veja filmes, vídeos e acesse sites italianos. Dessa forma você treinará leitura, e audição e absorverá a língua de forma mais natural e prazerosa.

 

Acompanhe pessoas que falam italiano

Você se interessa por moda, esportes, culinária ou filmes? A internet está recheada de pessoas do mundo todo com assuntos interessantes e uma ótima alternativa é seguir nas redes sociais digital influencers italianos. Além de você treinar o italiano acompanhando essas pessoas diariamente, você ainda fica por dentro de assuntos que você gosta. Um máximo não é mesmo?

Gostou das dicas de hoje? É importante lembrar que para alcançar resultados satisfatórios é muito importante se empenhar todos os dias. Guarde essa mensagem “todo o seu esforço vai valer a pena”, daqui 1 ano você vai se orgulhar de ter começado hoje. Fique por dentro do blog do Me Ensina Italiano que sempre estamos trazendo novidades para você sobre a Itália e sobre língua italiana.

 

Leia também sobre 5 Dicas de Ouro para Aprimorar o Seu Italiano.

Comentários

  1. Eliana Moser disse:

    Criei o hábito de dialogar comigo mesma em italiano. Quando não sei, anoto e busco a tradução!

(31) 99233-9638

meensinaitaliano@gmail.com

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp