fbpx

Qual o melhor certificado de italiano para mim?

certificado de italiano

Aprender uma nova língua é sempre um desafio, e o que nos mantém motivados para alcançar a fluência são nossos objetivos. Você já pensou quais objetivos você quer atingir ao aprender italiano? Viajar? Conseguir cidadania italiana? Fazer intercâmbio? Conseguir uma promoção no trabalho? Dar aulas? Sabia que para cada objetivo existe um certificado específico de italiano? Hoje vamos falar um pouco sobre eles.

Antes de falar sobre os certificados de língua italiana, vamos falar sobre o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Ele é utilizado em toda a Europa para classificar os níveis de compreensão oral e escrita em um idioma.

  • A1 – Inicial
  • A2 – Básico
  • B1 – Intermediário
  • B2 – Independente
  • C1 – Fluente eficaz
  • C2 – Fluente estruturado

Com o QCER você pode identificar seu nível em italiano e saber em qual exame de certificação você pode se inscrever. Abaixo, listamos os principais certificados de língua italiana:

 

CELI

O CELI é um certificado oficial emitido pelo Centro para as Avaliações e as Certificações Linguísticas (CVCL) da Università per Stranieri di Perugia. É reconhecido pelo Governo italiano e aceito mundialmente. Essa prova pode ser feita para todos os níveis.

 

CILS

A Certificação CILS é um documento oficial emitido pelo Centro CILS da Università per Stranieri di Siena. O CILS atesta o grau de conhecimento em língua italiana. É reconhecido pelo Governo italiano e aceito mundialmente.

 

DILS

O DILS é uma certificação que atesta que o profissional tem os conhecimentos específicos para ensinar língua italiana para estrangeiros. Ele é exigido em concursos, processos seletivos e entrevistas de trabalho tanto na Itália como no exterior.

 

DITALS

Assim como o DILS, o DITALS também serve para atestar que o profissional está capacitado para exercer o ensino da língua italiana e é dividido em 3 níveis.

  • DITALS BASE – certificado que atesta a competência inicial do ensino italiano para estrangeiros. Ele é destinado aos docentes que não são nativos na língua italiana e que estão se preparando para dar aulas de italiano.
  • DITALS de Nível I – atesta uma competência didática específica no ensino de italiano para estrangeiros. Ele é destinado ao público específico de: crianças, adolescentes, adultos e idosos, imigrantes, estudantes universitários, aprendizes de origem italiana, alunos aprendizes homogêneos: chinês , árabe, japonês, russo, alemão, operadores de hotéis turísticos, religiosos católicos e estudantes dos EUA – University Study Abroad.
  • DITALS Nível II – Certifica uma competência avançada no ensino de italiano para estrangeiros e é destinada a professores que trabalham em qualquer contexto de ensino e com qualquer grupo de alunos. Quem tiver a Certificação de Nível I pode substituir alguns pré-requisitos necessários para admissão no exame de nível II.

 

PLIDA

O PLIDA é destinado às pessoas que não tem o italiano como idioma materno. O exame para o certificado PLIDA pode ser feito por todos os cidadãos (inclusive italianos) ou estrangeiros que necessitam de um certificado de competência no idioma italiano por motivos de estudo, trabalho ou outro. Com o certificado do PLIDA é possível indicar seu nível de conhecimento em italiano em currículos para trabalhar na Itália e se inscrever em universidades italianas.

 

Gostou do blog de hoje? Já identificou qual certificado de italiano abre a porta para os seus sonhos?

 

Leia também: Conheça as Técnicas Para Melhorar Sua Capacidade de Aprendizado

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(31) 99233-9638, (31) 99223-2694

meensinaitaliano@gmail.com

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp