fbpx

Dialetos italianos: muitas variações, uma única língua

O italiano é conhecido por ser uma língua com muitas peculiaridades e variações, mas apesar ser o idioma oficial da Itália, o país possui uma quantidade imensa de dialetos italianos. Para quem não sabe, dialetos são variantes da mesma língua e a Itália sempre teve vários dialetos antes mesmo de sua formação.

 

Formação da Itália

 

A Itália surgiu da união de diferentes reinos e povoados, e cada um falava sua própria língua, mas todas foram originadas do Latim. Estes dialetos mudavam completamente de uma região para a outra, e na maioria das vezes, eram incompreensíveis para o povo das outras regiões.

Com a unificação da Itália em 1861 foi necessário adotar uma língua nacional. O dialeto fiorentino, de Florença escolhido. Esse dialeto era muito conhecido na Itália e ganhou prestígio através do famoso escritor Dante Alighieri. Também era um dialeto muito utilizado em transações comerciais, já que Florença era uma das potências comerciais da época.

Contudo, essa unificação demorou anos para ser difundida pela Itália, sendo que o italiano tradicional se tornou dominante na metade do século XX. Isso aconteceu graças à alfabetização em massa da população italiana e ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação. A televisão por exemplo, contribuiu muito para a divulgação da língua italiana para todas as camadas da sociedade.

Diversidade de Dialetos

Mesmo adotando o dialeto fiorentino como o idioma oficial, a Itália ainda possui uma diversidade de dialetos. Estima-se que existam mais de 11.000 dialetos em todo o território italiano. Entretanto, é difícil dizer quantos dialetos existem ao todo porque muitos podem variar até para cidades com menos de 5km de distância. Para facilitar essa diversificação, os dialetos foram agrupados por regiões. Contudo, essas classificações não são muito precisas porque as variações desses dialetos são tão grandes que podem ser incompreendidos dentro da própria região.

Veja no mapa abaixo como foi feita a separação dos dialetos regionais. Note que em áreas de fronteira se falam outras línguas como o alemão e o esloveno.

 

mapa de dialetos da Itália

 

Cerca de 60% da população da Itália se comunica através de dialetos e do italiano tradicional. Uma pequena parcela de 5% da população se comunica única e exclusivamente por dialetos. A maioria dos italianos fala outros dialetos, mas isso acontece mais em ambientes no âmbito familiar ou entre amigos. Quando eles estão em ambientes mais formais ou conversam com desconhecidos, usa-se o italiano padrão.

Leia também: Conhecendo as principais tradições dos italianos

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

(31) 99233-9638

[email protected]

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp