2 de junho: Festa da República Italiana

Festa da República Italiana

No dia 2 de junho é comemorada a Festa da República Italiana que além de ser um feriado importante para o país, é uma data marcante para história da Itália. Ao final da Segunda Guerra Mundial, com a queda do governo fascista de Benito Mussolini, os italianos foram chamados a um referendo nos dias 2 e 3 de junho de 1946. O referendo decidiria se o país permaneceria como monarquia e se tornaria uma república.

A data foi marcada pelo sufrágio universal na Itália. Pela primeira vez, as mulheres iam às urnas para decidir pelo futuro do país. A votação foi bem apertada, isto porque o Sul da Itália queria se manter como monarquia. Enquanto o Norte que ficou ocupado por 2 anos lutando contra as forças nazifascistas preferia a república. Depois de 85 anos como monarquia a república venceu com 54% dos votos. Contudo, a nova constituição foi aprovada somente em dezembro de 1947. No dia 1 de janeiro de 1948, deu-se início a República Italiana.

 

Feriado Nacional

A Festa da República Italiana é comemorada todos os anos no dia 2 de junho, mas nem sempre foi assim. Antigamente o feriado era comemorado no primeiro domingo de junho, aniversário do Estatuto Albertino, que foi a constituição do Reino Unido da Itália. A data da celebração se manteve dessa forma até 1977. Somente no ano 2000 que o 2 de junho tornou-se o dia oficial de comemoração da Festa Della Repubblica.

Para comemorar a data, acontece uma grande parada militar no centro de Roma. Pela manhã, há uma cerimônia oficial em que o presidente da República coloca uma coroa de louro sobre o Túmulo do Soldado Desconhecido. Em seguida, acontece o desfile militar na Via dei Fori Imperiali.

Como a data é um feriado nacional, a maior parte das atividades comerciais fecham. Muitas pessoas saem para as ruas para apreciar o desfile militar. Um dos momentos mais aguardados da Festa é a exibição das Frecce Tricolori. As Frecce Tricolori são uma espécie de esquadrilha da fumaça italiana. Os aviões da força aérea italiana fazem exibições acrobáticas e colorem o céu de verde, branco e vermelho, que são as cores da bandeira italiana.

Você já conhecia a Festa della Repubblica? Aqui no blog do Me Ensina Italiano sempre vamos trazer fatos históricos, novidades, dicas de estudos e curiosidades sobre o universo italiano. Não deixe de acompanhar o nosso blog e de seguir nossas redes sociais!

 

Leia também: 5 Dicas de Ouro Para se Automotivar no Aprendizado do Italiano

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(31) 99233-9638, (31) 99223-2694

meensinaitaliano@gmail.com

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp