Aprender italiano ajuda a manter o cérebro jovem

Aprender italiano ajuda a manter o cérebro jovem

Que aprender um idioma traz diversos benefícios para a vida pessoal e profissional já sabemos. Mas o que talvez você não saiba é que falar outras línguas também traz diversos benefícios também para o cérebro! Pesquisas científicas têm mostrado uma série de vantagens que um novo idioma traz para as funções cognitivas. Quando seu cérebro está em constante atividade você retarda o seu envelhecimento e ajuda a mantê-lo jovem.

Além de assimilar melhor o idioma e a cultura, aprender uma nova língua melhora a memória, ajuda a manter o foco, a tomar melhores decisões e previne doenças cerebrais. Veja abaixo bons motivos para você se dedicar ainda mais ao estudo do italiano.

 

Previne doenças cerebrais

Manter o cérebro em constante aprendizado melhora as sinapses e pode prevenir diversas doenças como do Mal de Alzheimer e a demência. Isso porque aprender novos idiomas nos ajuda a reter mais informações e proteger nossas memórias.

 

Aprendizado de coisas novas com mais agilidade

Quando você aprende italiano você exercita muitas habilidades cognitivas que auxiliam na sua capacidade de reter e assimilar novas informações com mais rapidez. Isso é ótimo para quem tem o hábito de estudar porque enquanto você aprende um novo idioma as informações ficam retidas em seu cérebro com mais agilidade. Isso te permitirá aprender novas coisas sem muitas dificuldades.

 

Aumento da capacidade de foco

Já é comprovado que pessoas que falam mais de um idioma conseguem prestar mais atenção e conciliar várias tarefas ao mesmo tempo. Isto porque o cérebro está passando pelo constante exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas o que melhora a atenção e o foco.

 

Melhoria da memória

Um estudo publicado pela Academia Americana de Neurologia, revelou que aprender idiomas ajuda a proteger nossas memórias durante a vida. O estudo feito com voluntários mostrou que falantes de três idiomas tinham 3 vezes menos chances de desenvolver problemas cognitivos em comparação com quem fala um ou dois idiomas. Para quem fala quatro ou mais línguas essas chances diminuem. Ou seja, quanto mais idiomas você fala melhor para o seu cérebro!

Viu como estudar italiano traz uma série de benefícios para a saúde? Espero que o texto de hoje tenha te motivado ainda mais a continuar os estudos na língua italiana. As dificuldades sempre aparecem, o importante é saber lidar com elas e não deixar que elas te façam desistir de alcançar a fluência.

 

Leia também: 5 Dicas de Ouro Para se Automotivar no Aprendizado do Italiano

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(31) 99233-9638, (31) 99223-2694

meensinaitaliano@gmail.com

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp